quarta-feira, 17 de outubro de 2018

Teclado Sem Segredo - Aula 4

Olá, amantes das teclas!

Continuando o nosso curso, hoje vamos voltar a infância.

Borá lá...



4.  Voltando à infância

Quem nunca cantou, repetiu, falou ou escutou a sequência: Dó, Ré, Mi, Fá, Sol, Lá, Si, Dó? Mesmo quem nunca se interessou por música, um dia na vida teve contato com essa famosa sequência de notas.
A boa notícia é que essa sequência corresponde a uma escala, a escala diatônica de Dó.
Chamamos de escala, pois ao ser tocada, lembra uma escalada. É como se os sons estivessem subindo ou descendo, isso mesmo, como se estivessem escalando alguma coisa.
Agora que relembramos a escala de Dó, vamos utilizá-la para nos ajudar a localizar as demais notas no teclado. Ficando assim:


Imagem 4: localização das notas no teclado


Com isso já somos capazes de localizar e nomear todas as notas das teclas brancas, só falta conhecermos as teclas pretas, mas antes disso vamos exercitar e fixar o que acabamos de aprender.



Até breve...

segunda-feira, 15 de outubro de 2018

Teclado Sem Segredo - Aula 3


    Olá, amates das teclas!

Fiquem agora com mais uma super aula.


3. Localização das Notas no Teclado


      Vamos mais uma vez tomar como base as teclas pretas do teclado para facilitar a identificação das notas, assim sendo, olhe para o grupo de duas teclas pretas. Agora, observe que bem ao lado da primeira tecla preta do grupo em questão, há uma tecla branca. Essa tecla branca é correspondente à nota Dó.

 Imagem 2: localização da nota Dó

Ainda de olho nas teclas pretas, voltemos nosso olhar para o grupo de três teclas pretas. A primeira tecla branca, antes de se iniciar esse grupo, é a nota Fá.




Imagem 3: localização da nota Fá

Agora que já aprendemos a localizar as notas Dó e Fá em uma região do teclado, podemos estender esse raciocínio para toda a extensão do teclado.
Em hipótese alguma cole adesivos para facilitar o encontro das notas, isso retardará o seu aprendizado e o deixará condicionado a tocar somente em seu teclado.


Por hoje vamos ficando por aqui. Espero que tenha gostada.


Até breve...


domingo, 14 de outubro de 2018

Teclado Sem Segredo - Aula 2

Olá, amates das teclas!


Hoje trataremos de um assunto muito importante: oitavas!

Bons estudos.

2. Oitavas 



Oitavas é um intervalo de oito notas, onde a oitava nota é a repetição da primeira.
Assim sendo, temos:
Mi
Sol
Si
1
2
3
4
5
6
7
8
Tabela 1
Como se observa na tabela, a nota dó se repete em um intervalo de oito notas e isso é válido para qualquer nota. Se fizermos o mesmo processo para a nota ré, ou qualquer outra, veremos que o mesmo fenômeno acontece.
É muito relevante saber isso, pois para termos a ideia do tamanho de um teclado sempre levamos em consideração a quantidade de oitavas do mesmo.
No mercado encontramos teclado com 2, 3, 4, 5, 6 e 7 oitavas, quanto mais oitavas um teclado possuir, maior ele é e mais opções de grave e agudo o músico terá. Quanto menos oitavas ele tiver, menor ele será e mais limitações em termos de altura terá.
Para sabermos a quantidade de oitavas que um teclado possui, basta observamos o seguinte: todo teclado terá teclas brancas e pretas. Ao olharmos para as teclas pretas veremos que as mesmas seguem um padrão, grupos de duas teclas pretas e grupos de três teclas pretas. Agora é só contar quantos grupos de duas teclas pretas existem e saberemos quantas oitavas o teclado possui. Exemplo: se contarmos 2 grupos de duas teclas pretas, significa que o teclado em questão possui 2/8 (duas oitavas), conforme a imagem 1. 

Imagem 1:  Teclado de duas oitavas


Por hoje vamos ficando por aqui. Espero que tenha gostada.

Até breve...

quinta-feira, 11 de outubro de 2018

Teclado Sem Segredo - Aula 1 (Introdução)

Olá, amantes das teclas!

Hoje daremos início ao nosso curso: Teclado Sem Segredo.

Fiquem com a aula 1, espero que gostem.




  TECLADO - Aula 1 (Introdução)

Comumente escutamos as pessoas dizerem: coloca um som de teclado ai, como se houvesse tal som. O teclado não possui um som específico, ele é um mero instrumento de imitação, ou seja, ele possui um banco de dados com os sons gravados de outros instrumentos. Por exemplo: é possível reproduzir o som de um piano, de um violino, saxofone, etc., tudo através do teclado, mas de forma alguma existirá nesse banco de dados o som “teclado”.
Quanto melhor o teclado, com mais recursos, melhor marca, entre outros fatores, melhor será a qualidade da imitação, mais próxima do instrumento real ela estará.





Até breve...

Boas Vindas!

Olá, amantes das teclas!

Sejam muito bem-vindos ao Teclado Sincopado.

Nosso objetivo é que você aprenda teclado de forma fácil e descomplicada.

Até breve.